Release

Julio Brechó

Cantor e compositor nascido no Rio de Janeiro, mistura funk, samba, forró e outros ritmos afro-brasileiros com muito swingue, balanço, irreverência e simpatia.

 

Além de músico Julio é também ator e produtor cultural.

Autodidata começou a tocar violão aos 15 anos em rodas de amigos, apresentações em escolas. Influenciado pelo pop rock e por grandes nomes da música popular brasileira como: Djavan, Caetano Veloso, Tim Maia, Legião Urbana entre outros. Sua carreira profissional se deu início de fato em 2008 em Amsterdão com o projeto “Deita os cabelos”, primeiro projeto de música autoral em parceria com Rômulo Ferreira, projeto esse terminado após 3 meses com o retorno de Rômulo ao Brasil. Até 2013 Julio prosseguiu a organizar eventos e formar bandas de forró para se apresentar pela cidade de Amsterdão e pela Europa.

 

Ao retornar ao Brasil em 2013, Julio reencontra suas origens e mergulha no universo da música Afro-brasileira. Se junta ao músico Daniel Souto e juntos criam o projeto “Forró de Rabeca”, apresentado se semanalmente na Rua do Ouvidor no centro do Rio de Janeiro. Com esse projeto Julio se apresentou em casas respeitadas no Rio de Janeiro como: Espaço SESC, Imperator e Circo Voador.

 

Em 2017 mudou-se para Lisboa onde criou o projeto "Do lado de lá - Coletivo", juntamente com Elena sem Agá, Diogo da Fonseca e Feu Marinho. Uma experiência que reúne ritmos e danças brasileiras com influências africanas e indígenas.

 

Em 2018 Julio se junta ao amigo Railan Mello para criar a Banda Jatobá. Banda de Forró que mistura o tradicional Pé de Serra com uma pegada mais jovem, fazendo também releituras de músicas da MPB em ritmo de Forró. Músicas autorais estão sendo preparadas para esse novo projeto. O primeiro show da banda foi no Festival “Tradidanças” em Carvalhais e sua estreia oficial aconteceu em setembro na Casa do Brasil de Lisboa.

 

Atualmente Julio defende a arte de rua apresentando seu show “Palhaço Brasileiro” em palcos urbanos e itinerantes pelas cidades por onde passa. Ruas, praças, mercados, pontos turísticos etc. tornam-se o picadeiro do artista que tem a missão de quebrar a rotina do cotidiano das pessoas, apresentando canções que falam sobre o cotidiano, alegria, tristeza, amor, fé, autoestima e crítica social. Com um repertório variado em ritmos no ambiente da Música Popular Brasileira entre canções originais de jovens compositores, o palhaço interpreta canções de compositores já consagrados e populares na MPB como: Gilberto Gil, Tim Maia, Seu Jorge, Djavan, Caetano Veloso, Dominguinhos, Roque Ferreira, Carinhos Brown entre outros.

 

Álbum Semente 2017

 

Em agosto de 2017 Julio gravou seu primeiro disco solo em titulado "Semente". Um álbum quase todo com músicas inéditas e autorais. Esse disco conta com participações de músicos residentes em Lisboa e músicos do Brasil, entre eles o cantor e compositor Cícero Mateus (Viva o Samba e Luso-Baião), a flautista Elena sem Agá e o acordeonista Marcelo Guerini. O disco reúne e mistura diferentes ritmos como o funk e Ijexá, Samba e Salsa, Forró e Reggae entre outros. Um disco para se ouvir e dançar.

 

Esse álbum foi financiando por doações voluntárias através do trabalho que realizado nas ruas de Lisboa e foi lançado abertamente em outubro de 2017 no Miradouro de Santa Catarina (Adamastor). 

Clique aqui para baixar em o release em  PDF